Centro Social e Cultural da Portela
I – TERCEIRA IDADE
1 . Centro de Convívio
Esta valência surgiu em Março de 1992 para idosos e reformados da Freguesia e tem como objectivos:
• contribuir para uma benéfica e proveitosa ocupação destas pessoas;
• proporcionar-lhes um espaço de convívio e actividades entre todos;
• estimular a partilha das diferentes experiências de vida
• contribuir para o desenvolvimento sociocultural dos seus frequentadores.
Este serviço é assegurado por uma pessoa responsável pelo Centro de Convívio, uma animadora e em média um voluntário por dia. Tem como horário de funcionamento todos os dias úteis das 14.30h às 18.30h, sendo proporcionada uma pequena refeição diária (lanche às 16.30h), na sala do Centro de Convívio.
No que diz respeito ao aspecto da Animação dentro do Centro de Convívio, podemos subdividi-la
• por um lado, as actividades de cariz regular, porque fruto do simples encontro com os outros, nomeadamente os jogos de salão (cartas, dominó, damas, etc.); o relembrar de experiências / histórias, vivido no diálogo uns com os outros, bem como a partilha de diferentes artes manuais apreendidas ao longo das suas vidas, dinamização regular de actividades de vária índole.
• por outro lado, com um cariz mais pontual, é de salientar:
– uma sessão mensal de cinema
– dinamização de um baile convívio por trimestre;
– promoção de intercâmbios / convívios com outras instituições. É também dinamizada a comemoração conjunta de determinadas festividades, como por exemplo: aniversários (na última 5ª feira do mês), Dia Internacional do Idoso, S. Martinho, Carnaval, Natal, Páscoa e os Arraiais Populares, entre outros.
Finalmente, são organizadas visitas guiadas a museus, exposições, passeios, etc., bem como uma Colónia de Férias Aberta, no mês de Junho.
2. Apoio Domiciliário
Esta valência tem como objectivos:
• Promover a autonomia das pessoas dependentes, para melhorar a sua qualidade de vida em casa.
• Apoiar a pessoa, facilitando a satisfação das suas necessidades básicas, através de:
– acompanhamento psicossocial;
– cuidados de higiene pessoal;
– distribuição de refeições.
Apoiar as famílias na resolução de problemas de carácter social e de relação de parceria na promoção de autonomia da pessoa dependente.
II – CULTURAL
1 . Biblioteca Cardeal Ribeiro
2. Concertos
3. Cine-Fórum
III – Serviço Social
O Serviço Social intervém ao nível das relações humano-sociais, assumindo um papel preponderante na promoção de condições que atendem às necessidades de subsistência do indivíduo e a sua integração enquanto agente participante na sociedade.
Neste sentido, o Serviço Social procura conhecer as causas e o processo dos problemas sociais e a sua incidência sobre as pessoas, grupos e comunidades e capacitá-las para a tomada de consciência dos seus problemas de modo a assumirem uma atitude crítica da realidade em que estão inseridos para alcançarem as suas metas como seres sociais.
Além da coordenação de actividades do Centro Social, o Serviço Social tem como objectivos prioritários na sua intervenção, o estudo e acompanhamento dos processos individuais, visitas domiciliárias, contactos institucionais.
Actualmente, existe uma Técnica de Serviço Social, responsável pela coordenação das valências do Centro Social, bem como pelo atendimento social à população da freguesia.
Demonstrações Financeiras
- Demonstrações Financeiras do Período de 2018 (clique aqui)