Carta de adiamento do Congresso Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa

16 Abr, 2020

 

 

Caro Colega

Em pleno Tempo Pascal, quero desejar a todos vós a continuação de Uma Santa Páscoa, este ano vivida de uma forma tão diferente por todos.

No entanto, que a luz da nossa Esperança em Cristo Vivo nunca se apague nos nossos corações e que Ele nos continue a dar Coragem para acolhermos o Cristo Sofrido no rosto de tantas irmãs e irmãos nossos, vítimas da pandemia do Coronavírus.

Venho por este meio comunicar-vos que o Congresso Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa, agendado no Calendário Diocesano para os dias 15 e 16 de maio, será adiado, ainda sem data prevista porque está dependente da disponibilidade do Senhor Cardeal Patriarca e do Dom Américo, bem como do desenrolar da situação da pandemia que estamos a viver.

Neste Ano da Caridade, Deus colocou-nos perante uma realidade difícil, dolorosa, cheia de interrogações, que desafia cada um de nós

a viver um amor/serviço que nos desinstala dos nossos planos bem elaborados, deixando-nos um campo imenso de trabalho que tem que ser trilhado a partir das nossas fragilidades e da fragilidade de cada pessoa concreta.

Estes constrangimentos não deverão ser motivo para que a nossa ação sócio caritativa deixe de acontecer junto daqueles que mais sofrem e sobretudo daqueles que são e serão vítimas das consequências físicas e económicas que advirão desta crise que estamos a viver.
Precisamos de uma caridade inventiva que responda às necessidades de cada comunidade onde vivemos.

Uma vez mais, um abraço fraterno a todos vós que continuais com as Instituições abertas dando resposta aos idosos de forma afetiva e efetiva, num cuidado amoroso, assim como à população mais carenciada, que de nós espera o pão nosso de cada dia.

A todos, o nosso muito obrigado.

Colocamo-nos ao vosso dispor para qualquer dúvida ou situação que queirais ver esclarecida.

Apresento os meus mais respeitosos cumprimentos,

Cón. Francisco Pereira Crespo
(Diretor do Departamento Sócio Caritativo do Patriarcado de Lisboa)