Formação sobre “Gestão de Compras e Gestão de Ementas”

15 Mai, 2018

No âmbito do Acordo que estabelecemos com a HotelShop somos a informar que vamos realizar um Encontro/ Formação sobre “Gestão de Compras e Gestão de Ementas”. Parece-nos um tema muito atual e de grande relevância para uma boa gestão e sustentabilidade das Instituições, além de ser um ótimo contributo para uma melhor qualidade do serviço que prestamos.

Assim, vamos realizar o referido encontro no próximo dia 24 de Maio, no Centro Social Paroquial de São João de Brito, em Lisboa (junto à Igreja Paroquial), às 14h30, com o seguinte programa:

 

  • 14:30 – Boas vindas pelos Presidentes da Federação Solicitude e da SocialShop – Apresentação do conteúdo do protocolo entre as duas instituições e vantagens da utilização da Central de Compras para obter melhores condições de compra, sem perda de controlo e com maior transparência.
  •  

  • Não é milagre reduzir custos e aumentar qualidade – Através de uma apresentação ilustrada por exemplos práticos e metáforas históricas, pretende- se suscitar o interesse pelo estudo das técnicas de gestão de compras. São referidos os principais obstáculos à redução de custos e indicados os conhecimentos e atitudes necessárias para obter vantagens sustentáveis no abastecimento às instituições sociais.
  •  

  • Teatro das Compras: O Preço Não é Tudo! – Sketch de teatro em que são interpretados personagens como a do fornecedor “esperto” e do comprador que se focaliza excessivamente na procura do melhor preço, descurando aspetos essenciais como os da qualificação do fornecedor, da higiene e segurança alimentar, do conhecimento técnico e análise dos produtos e da qualidade do serviço de abastecimento.
  •  

  • Gestão de Ementas – Apresentação de vantagens e exemplos de implementação de ementas pré-aprovadas, com fichas de técnicas de prato e capitações, que permitem elaborar um plano de encomendas de acordo com as necessidades diárias, determinar previamente os custos mensais e garantindo que as refeições são nutricionalmente equilibradas, saudáveis e adaptadas à idade e necessidades específicas de cada valência.
  •  

  • Coffee-break
  •  

  • Teatro das Compras: O Serviço Não é Tudo! – Sketch de teatro com uma vertente cómica, mas simultaneamente didáctica, em que se demonstra, através da caricatura de um caso real, a importância do planeamento de compras, e da correta comparação de níveis de preço, de qualidade e de serviço apresentados por fornecedores alternativos.
  •  

  • Teatro das Compras: Até ao último tostão! – Apresentam-se situações recorrentes em muitas organizações, inicialmente ilustradas por um sketch de teatro, e depois resumidas e apresentadas de forma conceptual, em que a deficiente organização e controle internos minam o trabalho de contratação ao melhor preço.
  •  

  • Conclusões e Encerramento

 

Estão todos convidados, Dirigentes, Directores, Responsáveis de Compras/ Economato, Responsáveis de elaboração de Ementas, Outros Técnicos e Profissionais cujo tema lhes interesse. Contamos com a V/ presença.