Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul
O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul
Sede: Igreja de São José, Rua Cidade de Bissau, s/n,
1800-075 LISBOA
Telefone: 218 536 157
Secretaria: Av. Cidade de Lourenço Marques, Praceta B, 6
1800-093 LISBOA
Telefone: 218 532 725
E–mail: atl.csp@sapo.pt
O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, canonicamente erecta, com personalidade jurídica no foro canónico e civil.
É um serviço da Paróquia com o fim de cultivar nos paroquianos o sentido das suas responsabilidades de solidariedade social e atenção ao mais desfavorecido, ajudando-os a dar resposta, de forma organizada, às carências que se verificarem entre os habitantes da Paróquia, mediante acções de assistência, promoção e desenvolvimento. (Estatutos do Centro Social, artº. 2º.)
Enquanto serviço da Paróquia, à qual pertence, o Centro Social mantém com ela estreitas relações, procurando que todos os paroquianos o estimem como expressão e instrumento da Acção Social da própria Comunidade Paroquial. (Estatutos, artº 21º.)
As primeiras actividades daquilo que viria a ser o Centro Social, começaram em 1980. Nessa altura dava-se apoio a alguns idosos e também algum apoio alimentar a pessoas carenciadas. Criou-se assim um Centro de Convívio para idosos que se reuniam uma vez por semana e, um pouco mais tarde, duas vezes por semana. Pensou-se então oficializar este trabalho criando um Centro Social, o que só se veio a concretizar-se em 26.04.1984.
Em 1990 abre o Centro de Dia quando as capelas mortuárias passaram para a nova Igreja Paroquial e foi aproveitado o espaço deixado na Igreja de S. José. A partir daqui a acção do Centro Social estendeu-se a outras actividades e criou-se o Apoio Domiciliário.
E hoje o que é o Centro Social Paroquial?
Existem várias valências no Centro que são:
- O Centro de Dia, a funcionar todos os dias no anexo da Igreja de S. José e que tem 34 utentes que chegam de manhã, sendo muitos deles transportados na carrinha do Centro, e que almoçam, lancham e permanecem nas instalações até cerca das 17 horas, onde têm várias actividades.
- O Apoio Domiciliário destinado aos utentes com mais necessidade de apoio os quais podem ter higiene pessoal e domiciliária, fornecimento de almoço que também pode abranger fins de semana e outros apoios, consoante as suas necessidades e o acordo que fizerem com o Centro. Nesta altura existem 35 utentes nestas condições.
- O Apoio Alimentar que recebendo géneros do Banco Alimentar, dá apoio a cerca de 150 famílias, com distribuição mensal de géneros alimentícios.
Para o funcionamento destes serviços de quem dispõe o Centro?
Conforme os seus estatutos, o Centro Social tem uma Direcção composta por sete membros, à qual preside sempre o Pároco e um Conselho Fiscal composto por três membros. Todos estes elementos são voluntários.
Como pessoal do quadro, contratado, existe neste momento:
- 2 Técnica de Serviço Social
- 1 Animadora Social
- 1 Psicóloga
- 1 Técnica Administrativa
- 1 Motorista
- 6 Ajudantes de Apoio Domiciliário
- 2 Auxiliares de Centro de Dia
Para além deste pessoal, há um grupo de voluntárias que dá o seu generoso apoio no Centro em todas as tarefas que lhes são solicitadas. Algumas destas voluntárias colaboram no Centro desde a sua fundação.
As actividades existentes no Centro e destinadas aos utentes são, dentro das instalações, ginástica, jogos, actividades culturais, leitura do Evangelho uma vez por semana, ensaios do coro (Coro Entardecer), dança (Grupo de Danças Europeias), etc. Faz-se um Venda de Natal anual, festa de Carnaval, comemoração do Dia do Centro e de outras datas mais significativas, retiro quaresmal, etc..
No exterior fazem-se passeios, maiores e mais pequenos, actividades locais (idas ao teatro, museus, exposições, etc.).
De qualquer modo há sempre o desejo de fazer mais e melhor e a esperança de poderem vir a existir diversos serviços, como:
- Possibilidade de internamento para os que têm alta dos hospitais e não têm quem os possa acompanhar em casa, ou mesmo um Lar para os que não podem estar em casa sozinhos;
- Intercambio com a Paróquia de modo a que as instalações possam vir a ser disponibilizadas para outras actividades, como Apoio Escolar, um Clube de Jovens onde possa haver formação e ocupação de tempos livres;
- Reuniões e festas de grupos e outras actividades que venham a ser sugeridas;
- Um Gabinete de apoio jurídico para idosos;
Demonstrações Financeiras
- Demonstrações Financeiras do Período de 2023 (clique aqui)
- Demonstrações Financeiras do Período de 2022 (clique aqui)
- Demonstrações Financeiras do Período de 2021 (clique aqui)
- Demonstrações Financeiras do Período de 2020 (clique aqui)